Páginas

Powered By Blogger

sábado, 5 de novembro de 2011

HOMILIA SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - 05 e 06/11/2011




HOMILIA – TODOS OS SANTOS 05 e 06/11



Evangelho de Jesus Cristo Narrado por Mateus 5, 1-12

1Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,
2.e ele começou a ensinar:
3.“Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4.Felizes os que choram, porque serão consolados.
5.Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança.
6.Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.
7.Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8.Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
9.Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10.Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11.Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim.


REFLEXÃO
A Igreja celebra neste final de semana, a solenidade que ocorreu no meio da semana (01/11): o dia de TODOS OS SANTOS.

A finalidade desta festa é mostrar aos fiéis que a santidade é possível em nossos dias, ou melhor, que deve ser o ideal e sentido de nossa vida. Estes que a Igreja os reconhece Santos foram pessoas iguais a nós, inseridas em contextos bem concretos e reais. Santidade não é apenas coisa do passado. O “quadro dos Santos” não está completo e acabado, tem espaço e oportunidade pra todos nós. Há aqueles e aquelas que a Igreja declarou e canonizou, mas há muitos por aí, entre nós, de conduta exemplar. Estou certo de que temos muitos “santos sem andores” por aí. Nossa vocação primeira, como Batizados é à SANTIDADE.

Um dos melhores textos bíblicos para nos ajudar a refletir e entender o ideal da santidade é este das Bem-aventuranças. Em um primeiro momento ele parece absurdo, pois está completamente contra a lógica deste mundo. Como pode pessoas aflitas serem felizes? E os que choram? Os que têm fome e sede de justiça? Os mansos? A lógica atual nos faz determinar estas pessoas como derrotadas...

Na realidade, precisamos entender a lógica de Jesus. Este mundo não é uma realidade definitiva. Estamos aqui de passagem e tudo isso acabará. Jesus quer nos ensinar que não devemos buscar a acomodação a qualquer custo nesta realidade, mas devemos buscar, a qualquer custo, o ideal da Eternidade, da Santidade que, muitas vezes nos colocará em confronto com este mundo e nos fará sofrer.

Quero propor aqui uma pergunta para ser respondida com honestidade: Os principais motivos de nosso sofrimento e infelicidade não são de ordem material? Nossas principais frustrações não se referem a pessoas e coisas “deste mundo”? Pois bem, um dia tudo isso passará, tudo acabará. Para quem se aflige por causa das injustiças, sofre perseguições por causa de princípios Cristãos e da verdade, quem tem fome de justiça, quem é manso de coração, quem... (etc., etc.) sofre atualmente porque esta realidade impede a realização dos valores ideais, mas essa realidade não é para sempre, e os espíritos que agora estão aflitos pela presente situação, buscam tais valores, descansarão quando tudo o que impede sua felicidade, deixar de existir. É neste sentido que Jesus diz que serão consolados, saciados, recompensados.
Conheço muitos pais, jovens, profissionais...que sofrem por não conseguirem realizar seus projetos e ideais, pois o mundo que os cerca é injusto e desleal. Segundo o Evangelho de hoje, nunca podemos desistir, vamos insistir sempre nos valores que acreditamos, mesmo que tenhamos que lutar por eles até a morte, porque a própria morte será nossa libertação. Passando este mundo que nos faz infelizes ou frustrados em nossos justos ideais, o espírito (alma) descansará em paz, porque aquilo que nos fazia infelizes, não existirá mais.
É muito bom quando alcançamos nossos objetivos, quando conseguimos saborear os frutos de nossos esforços no tempo presente, mas infelizmente, em alguns casos, isso só será possível quando passar completamente a situação que nos impede tal realização.
Os Santos e Santas viveram exatamente sob esta perspectiva. Acreditaram na justiça de Deus e por isso nunca desistiram, por mais injusto que o mundo pudesse parecer. Vale a pena todo esforço por um mundo melhor. Nosso corpo pode até se cansar, mas que nosso espírito nunca desanime. Quando o Senhor nos chamar, que nos encontre acreditando e lutando, só assim encontraremos o repouso, a recompensa, a herança destinada aos fiéis a Deus. A primeira leitura deste domingo fala “dos que venceram a grande tribulação”, isto é, quem venceu o mundo e não se deixou derrotar por ele.
Que nosso ideal de santidade se fundamente em tantos exemplos que temos para seguir e na firme esperança de que, por mais difícil e desafiadora que seja nossa realidade, ela não é para sempre. Podemos sofrer agora, mas é por pouco tempo.



Pe. Ari Marcos Bona