Páginas

Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA ENCERRA SEMANA FARROUPULHA EM GUARAPUAVA


Tradicionalistas de Guarapuava participaram no último domingo (23) da Celebração Eucarística que encerrou a Semana Farroupilha e o Dia do Gaucho cuja programação começou na quinta-feira (20), em Guarapuava. A missa foi celebrada pelo Padre Ari Marcos Bona, pároco da Paróquia Sant’Ana, e contou com a participam de inúmeras pessoas de diversas localidades da cidade e região. Aproximadamente 90 cavaleiros se fizeram presentes. A programação foi extensa e para todos os gostos. O início de tudo foi às 17 horas da quinta no Parque de Rodeios do CTG Fogo de Chão, às margens da PR 170, onde cavaleiros receberam a “Chama Crioula” e conduziram até o pátio da empresa Pietrobom onde aconteceu grande parte da programação.  A Chama Crioula para o gaúcho tem a mesma simbologia que a tocha olímpica tem para as Olimpíadas, disse Marlise Michelini, uma das organizadoras da Semana. 
Diversas atividades movimentaram a programação: Ronda e a tertúlia, o mate, o café tropeiro foi servido aos cavaleiros bem ao estilho gaúcho. “É aquele em que o pó é colocado direto no bule sem coar e é servido com produtos crioulos, como o virado de feijão, o queijo, a linguiça, o pão caseiro”, explica Sebastião Michelini, da comissão organizadora. Na sexta-feira aconteceu baile com Luiz Marenco no CTG Fogo de Chão. 
No sábado (22) houve torneio de Laço (armada) e almoço na Pista do Henrique nas proximidades do Residencial 2000. “Por onde os tradicionalistas foram a Chama Crioula foi junto”, diz Marlise. No domingo (23) às 7 horas aconteceu a III Cavalgada Solitária (Cabanha do Zattar).
Às 8 horas começo a mateada no pátio da Pietrobon, seguida pela chegada da cavalgada às 10 horas e pela celebração da Missa Crioula às 10h30.  Às 11h30 começou as apresentações artísticas e a tertúlia. Às 12 horas foi servido a tradicional Costela de Dois Fogos.
Fonte: http://redesuldenoticias.com.br/       Adaptado por: Adão Elvio Oliveira – Pascom Paroquial