Páginas

Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A DUPLA HERANÇA

“A educação é coisa do coração e é Deus que nos dá as chaves”. (Dom Bosco)

Ao sair da infância, a pessoa humana conta com uma dupla herança. A primeira é a vida e a segunda a educação. São dois dados que se colocam em suas mãos para iniciar a trabalho e assim levar a bom termo sua trajetória.

Houve tempos e lugares em que os pais estavam preocupados em fornecer uma fortuna inicial, em termos materiais, para facilitar o início da vida dos filhos, uma vez saídos de casa. Para os agricultores, estipulava-se uma gleba de terra; para os da cidade uma casa ou, pelo menos, um terreno para construí-lo. Mas aos poucos, todos se foram dando conta de que bens materiais não bastam. Facilmente se esvaem se não forem bem administrados. Por isso, mais que terra, se querer proporcionar bens espirituais, especialmente estudos.

Esta preocupação já está no linear entre a juventude e a maturidade. Encontra-se na passagem para a vida adulta. Antes, porém a pessoa do adolescente e do jovem se dá conta, e acolhe as duas heranças básicas: a vida e a educação. Isto significa que a vida não é obra dele. Deve ser acolhida como dom. Foi-lhe dada pelos pais. Nasceu deles. Por obra deles, não da criação, mas da geração. Brotou não de suas mãos, mas de seu ser. Foi à vida que gerou vida e não a inteligência que a jogou na existência.

Receber a vida, como herança, não é apenas um ato inicial. Tem continuidade de muitos anos. Envolve muitos cuidados, de alimentação, de proteção, de carinho, de convivência. Ninguém chegou a esta altura da vida por suas próprias forças. Foi sustentado. Agora pode fazer cálculos de quanto custou aos pais, por tudo o que fizeram por ele. Sem ele não teria chegado ali. A vida é o dom mais precioso e, ao mesmo tempo, a tarefa mais imperiosa que lhe é confiada. Dali para frente deve começar a cuidar dela, até conseguir plena autonomia.

A segunda herança, totalmente gratuita, é a educação. Diz um provérbio que educação vem de berço. Ninguém começa educando-se a si mesmo. Recebe educação, se não dos pais, de outros, que serão seus educadores, mesmo que o eduquem mal, de modo a ser, depois, conhecido como mal-educado.

De algum lugar, ou melhor, de alguém, ele recebeu esta educação.

Que Significa educação? É levar a vida humana a desabrochar. Envolve quase sempre inconscientemente, uma meta e um método. Leva a formar atitudes de vida. Estabelece, pelo menos implicitamente, uma escola de valores. Mostra na prática, o que é bom e, por isso, o que deve ser feito; o que é mal e, por isso, deve ser evitado. Aponta para o que é mais importante e leva a minimizar o que é menos importante. Leva numa palavra, a fazer opção da vida, mas acima de tudo, educar é relacionar. Leva a pessoa do educando a proporcionar-se diante de si mesmo, diante dos outros, diante do mundo e diante de Deus. Esta educação se herda. A partir dela se irá, depois, trabalhar e atuar. É preciso reconhecê-la como dom precioso, que se herdou. Pouco valeria a vida, ou melhor, pouco faríamos dela, sem uma boa educação. Por isso incumbe aos pais não só receber, como amar, os filhos, que Deus lhes confiar, mas também educá-los no amor a Deus, ao próximo, a si mesmo e à Igreja. Será a melhor herança que poderão deixar para os filhos. E jamais se arrependerão.

Em síntese: A dupla herança mais preciosa que recebemos são a vida e a educação. As heranças materiais constituem geralmente desavenças. A vida não é apenas um dom inicial. Está envolta, ao longo dos anos pelo carinho, cuidado, alimentação recebidos dos familiares e da comunidade. A educação leva a vida a desabrochar e a realizar-se pelas relações assumidas consigo, com os outros, com o mundo e com Deus.



Adão ElvioSecretário Paróquia Sant’Ana