Páginas

Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DIZEI AOS JOVENS, QUE VOS ESPERO NO PARAISO!

 Dom Bosco, ou são João Bosco, é o santo padroeiro dos jovens. A datação de sua morte, porém, não mostrava uma juventude em idade. Morreu aos 72 anos, e nesse período de vida, dedicou-se ao serviço do amor.
Não se enganem: sua santidade não provém da imposição das mãos que recebeu - o Sacramento da Ordem. O que o fez santo, então? Devem se perguntar. A sua resposta de amor ao chamamento que Deus lhe fez, diz sua vida.
Desde sua meninice ele pode experimentar a mística de Deus através de seus sonhos. Deus lhe falava de uma conversão/educação diferente. E ele foi em busca desse pedido de Deus. Descobriu que a arma pedagógica mais importante nessa batalha era o amor. Este santo possuía a missão de trabalhar com os jovens, fazê-los de Deus e por isso batalhou. Até seu último suspiro foi em prol dos jovens. Tudo para levá-los ao céu. Confiou cegamente na providência de Deus, pois sem nada conseguiu construir colégios que trabalhava segundo sua pedagogia do amor, construiu Igrejas e vestir tantos meninos e meninas.
"Jovens, o céu também é para vocês!", é o brado que Dom Bosco nos dá hoje. Seu último suspiro foi um clamor: "Dizei aos jovens que eu os espero no paraíso". E o que você faz para conseguir contemplar a face de Deus? Dom Bosco se doou por você. Se doe por Deus. Ame-O. Como viver como Dom Bosco? Utilizemos a pedagogia do amor: vamos educar, evangelizar, falar, viver através do amor, da serenidade, atrair através das maravilhas feitas por Deus! Amemo-nos!
Não é através de "palavrões", chingamentos, olhares atravessados, brigas, confusões que iremos nos diferenciar e cativar, mas através do amor. Sim, já disse isso diversas vezes, parece fácil de compreender, mas não é fácil viver essa pedagogia! Temos de exercitá-la: trocar uma resposta grosseira por um sorriso, um calar-se para evitar uma discussão, aceitar sair "derrotado" em uma briga, falar calmamente, evitar gritar com as crianças!
Educadores, pais, alunos, São João Bosco nos fala para considerarmos (nossos alunos, filhos, amigos...) como filhos, pondo-nos a seu serviço, e não dominando. Estejamos a serviço do amor. Assim como dom Bosco veio para servir, a exemplo do MESTRE, sirvamos. Estejamos a serviço, e a serviço COM amor. Não percamos tempo, evangelizemos, sobretudo com nossas vidas!
Sua vida também nos reporta a confiança em Deus. Feche os olhos e se entregue. Confie na providência. Deus não nos desampara! Siga Seu caminho e Ele te guiará, te levantará depois das quedas. Confie que as dores e feridas causadas pela cruz que carregamos hoje serão limpas pelo Sangue do Cordeiro Imolado. Seja a imagem de Deus para o próximo, como dom Bosco foi. Não fiquemos de braços cruzados perante as inustiças, sejamos ousados. Sejamos de CRISTO!
Jovens, dom Bosco vos espera! Não temas em atender ao seu chamado! Sejamos como são Domingos Sávio, que aprendeu com esse santo, e encantando por tamanha sede de santidade, quis também beber da fonte! E, assim como ele, peçamos a ajuda de nossa Mãe, que por sua intercessão, possamos contemplar a face de seu Filho e que possamos ser plenos!
Termino aqui, com outra frase dele: "Dai-me almas e ficai com o resto. O QUE IMPORTA É A JUVENTUDE SANTA".

Fonte: pcoroinhaspsga.blogspot.com