Páginas

Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Presidência da CNBB é recebida por Bento XVI no Vaticano.

O Papa Bento XVI recebe em audiência, na manhã desta quinta-feira, 10, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. "É a primeira vez que a Presidência da CNBB vem a Roma para visitar os dicastérios romanos, buscando um contato mais profundo e mais próximo com a Santa Sé. Queremos, disse o seu Presidente, Cardeal Raymundo Damasceno, sobretudo, manifestar nossa comunhão ao Santo Padre, o sucessor de Pedro, o pastor de toda a Igreja, aquele que preside a Igreja na unidade da fé, no serviço da caridade”.

Esses encontros tornaram-se oportunidades para recolher dos responsáveis por esses organismos todas as orientações que são produzidas em favor do bom desenvolvimento da ação evangelizadora da Igreja no mundo inteiro. Em cada um desses lugares, mediante o contato com as autoridades da Santa Sé, os bispos puderam também apresentar o relato dos últimos passos dados pelo conjunto do episcopado brasileiro.

No encontro com o Papa, um acento especial foi dado para a apresentação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Segundo Dom Leonardo, o Papa se mostrou muito interessado no documento, especialmente porque nele se evidencia a importância da exortação apostólica pós-sinodal "Verbum Domini"e as conclusões da última Conferência do Conselho Episcopal Latino-americano contidas no chamado Documento de Aparecida.

Bento XVI também conversou com os bispos da presidência sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude no brasil. "Transmitimos a ele o que temos realizado, até o momento, junto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro", disse Dom Leonardo. O Papa demonstrou particular apreço pelas iniciativas da CNBB representadas pela promoção da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. "Ele mostrou-se muito satisfeito e desejou a continuidade de uma boa preparação da Jornada Mundial", assegura o secretário-geral.

Dom Damasceno, Dom Belisário e Dom Leonardo também tiveram a oportunidade de dar notícias gerais da caminhada da Igreja no país e de transmitir a ele, as manifestações de comunhão de todas as comunidades. Ao final do encontro, o Papa enviou a bênção para todos e agradeceu aos bispos por "tudo o que realizam para o bem da Igreja".

Ainda segundo o Arcebispo de Aparecida, esta visita é muito importante para o episcopado brasileiro porque “queremos receber uma confirmação por parte do Papa Bento XVI para o nosso serviço na Conferência, para o serviço que nós realizamos também em nossas Igrejas particulares e queremos também informar os vários organismos da Santa Sé sobre tudo o que realizamos no Brasil, os programas e os projetos, sobretudo em nível nacional. Esta visita quer ser um sinal de comunhão com o Santo Padre e com todos aqueles que colaboram com o papa no governo da Igreja”, destacou.


Em visita ao Papa, além do Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, o Vice-Presidente e Arcebispo de São Luiz (MA), Dom José Belisário da Silva e o Secretário-Geral e Bispo-Auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Ulrich Steiner, participam do encontro.

Rádio Vaticano

Encontro pessoal com o Senhor.

Palavras de Bento XVI durante a audiência na praça de São Pedro

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 9 de novembro de 2011- Apresentamos as palavras que Bento XVI pronunciou durante a Audiência na Praça de São Pedro.



Queridos irmãos e irmãs,



O Salmo 119 é um solene e imponente cântico sobre a Lei do Senhor, nascido de um coração que lhe consagrava um amor apaixonado. Para o salmista, a lei divina é a única parte de herança que o seu coração deseja; nada mais quer senão compreendê-la, observá-la e orientar para ela todo o seu ser e a sua vida. Faz dela o objeto da sua meditação e conserva-a no seu coração. De facto, a Lei de Deus pede para ser escutada com o coração: uma escuta feita de obediência; uma obediência não servil, mas filial, confiante e consciente. A escuta da Palavra é encontro pessoal com o Senhor da vida, um encontro que deve traduzir-se em decisões concretas e tornar-se caminho para seguir os passos do Senhor. E assim o nosso Salmo orienta-nos para o Evangelho e leva-nos a encontrar o Senhor. O pleno cumprimento da Lei é seguir Jesus.



Com cordial afeto, saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em especial os brasileiros da paróquia de Nossa Senhora da Glória. Que o Senhor vos encha o coração de um grande amor pela sua Palavra, para poderdes colocar a sua vontade no centro da vossa vida, como a Virgem Maria. Ela que acolheu e gerou a Palavra divina, seja o vosso guia e conforto, o astro luminoso que aponta o caminho da felicidade. Em penhor do muito bem que vos quero, dou-vos a minha Bênção Apostólica.



(ZENIT.org)