Páginas

Powered By Blogger

terça-feira, 29 de novembro de 2011

HOMILIA 1º DOMINGO DO ADVENTO 26 e 27/11/2011




Evangelho - Mc 13,33-37

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
33Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Cuidado! Ficai atentos,porque não sabeis quando chegará o momento.
34 É como um homem que, ao partir para o estrangeiro,
deixou sua casa sob a responsabilidade de seus
empregados, distribuindo a cada um sua tarefa.E mandou o porteiro ficar vigiando.
35 Vigiai, portanto, porque não sabeisquando o dono da casa vem:
à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer.
36 Para que não suceda que, vindo de repente,
ele vos encontre dormindo.
37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!'


Palavra da Salvação.


REFLEXÃO

Irmãos e irmãs, entramos em um novo ano Litúrgico, onde tudo gira em torno de Jesus. O novo ano começa com o tempo que nos prepara para celebrar sua encarnação: O ADVENTO. O termo tem sua origem no Latim e significa “o que há de vir”. A cor litúrgica é a mesma da quaresma: o roxo, porém o sentido não é apenas conversão, mas atenção, vigilância, cuidado. O Salvador já veio, viveu entre nós, assumiu nossa natureza, nos ensinou qual o caminho para fazermos sua vontade. Esse tempo, o advento, é para nos alertar que não podemos esquecer sua primeira vinda e seus ensinamentos e devemos ficar preparados para o novo encontro com Ele, quando na realidade, nós é que iremos ao seu encontro.
É nesse sentido que o Evangelho deste primeiro domingo do Advento usa insistentemente os termos “ficai atentos”, “vigiai”, “não fiquem dormindo”, pois não sabeis a hora deste encontro com o Senhor.Somos então convidados a uma constante vigilância: não podemos dormir no ponto, sendo pessoas transtornadas pelo torpor das coisas perecíveis, totalmente absorvidas pelas preocupações ou satisfações desta vida.Para mantermos este estado de vigília, é necessário determinação, perseverança, porque nossa tendência é viver de olhos cravados nas coisas da terra, esquecendo a transcendência que há em nós. Não somos apenas matéria, mas espírito, alma.

Na realidade, toda nossa existência deveria ser uma constante preparação para ver o Senhor, que cada vez está mais perto. É essencial,que nunca esqueçamos isto: o Senhor virá, e o caminho da criação e a corrida da nossa vida neste mundo são uma peregrinação ao seu Encontro. Nada nem ninguém têm neste tempo, nesta existência, morada permanente: caminhamos para o Senhor. O sentido de nossa existência é, conforme disse Santo Agostinho: “descansarmos no Senhor, voltarmos à nossa origem”.
O Evangelho diz que o Senhor chegará a qualquer momento. Na realidade não se trata apenas do “final dos tempos”, mas devemos ter esta consciência desde agora, pois constantemente Ele vem ao nosso encontro nas pessoas, nos acontecimentos, nas oportunidades da vida, e devemos estar sempre atentos para não perdermos as ocasiões, inclusive de servi-Lo nos irmãos “mais pequeninos”, conforme Ele nos alertou no Evangelho de domingo passado. Devemos, portanto caminhar ao encontro do Senhor que vem nas pessoas e acontecimentos, de modo que não nos desencontremos d’Ele no “final do caminho”.

Estamos iniciando a preparação para o Natal, a VINDA DO SENHOR. Preparemo-nos igualmente, estando atentos e vigilantes porque Ele vem nos irmãos e virá no final, para ver se aprendemos e praticamos seus ensinamentos e exemplos.
O Evangelho deixa bem claro: “Não sabeis a hora”. Não fiquemos, portanto adiando as mudanças que temos consciência que devemos fazer, as atitudes que devemos tomar, o perdão e o amor que devemos praticar, etc.
Procuremos afastar os motivos que impedem a acolhida do Senhor: busca exagerada por satisfazer os prazeres da vida, ficando alienados… No domingo, dormimos… passeamos … praticamos esportes … mas não sobra tempo para Missa. O trabalho excessivo, esquecendo o restante: Deus, a família, os amigos, a própria saúde…

Como desejo me preparar para o Natal desse ano, em vista do Natal definitivo? Apenas programando festas, presentes, enfeites, músicas?
Estamos apenas iniciando um caminho...


Pe. Ari Marcos Bona









Nenhum comentário:

Postar um comentário